Utilidade pública: eleições 2018
- Lívia Dalla Bernardina
- 4 de out. de 2018
- 1 min de leitura
Na semana das eleições, em meio a ânimos inflamados e debates acalorados, há algumas coisas que valem ser lembradas, independente do candidato ou partido:
1) Não é só a eleição do presidente que importa.
2) O Senado representa as Unidades da Federação (os Estados). Por isso, independentemente de quantos eleitores tenham cada Estado, são impreterivelmente três senadores representando cada UF no Distrito Federal. A Câmara representa o povo, a população brasileira. Por isso a proporção de deputados é definida a partir do número de habitantes de cada Estado.
3) Na hora de escolhermos deputados federais e estaduais, temos de ficar ligados no partido e/ou coligação do candidato, porque, nesses casos o Brasil adota o sistema proporcional, de modo que, por vezes, nossos votos vão para outros candidatos, e não para aqueles que realmente escolhemos?
4) Nestas eleições, vamos escolher 2 senadores. Como funciona isso? Posso votar no mesmo candidato duas vezes?
A Justiça Eleitoral determina que o eleitor vote duas vezes, em dois candidatos de sua preferência.
Os dois votos têm pesos iguais. No entanto, NÃO é possível votar duas vezes no mesmo candidato. Em caso de repetição, o segundo voto é AUTOMATICAMENTE ANULADO.
Também não existe possibilidade de voto em legenda, quando o eleitor não escolhe um candidato, mas decide dar o seu voto para um partido ou coligação. Esse tipo de voto é válido somente para os cargos de deputado federal, distrital e estadual.
Fontes: https://www.politize.com.br/eleicoes-para-presidente-nao-sao-as-unicas-que-importam/
https://www.educacao.cc/politica/quais-as-funcoes-dos-deputados-federais-e-senadores
https://www.politize.com.br/deputados-como-sao-eleitos/
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/10/01/eleitor-votara-em-dois-candidatos-ao-senado-e-voto-repetido-sera-anulado
Comments